sexta-feira, março 30

Macetes da CRASE

1º CASO - Acentue o a quando substituindo o substantivo feminino por um masculino, o a se torna ao.
Ex: Fui a cidade
Fica a dúvida: esse a tem ou não acento, é ou não craseado?
Façamos a substituição de cidade por sítio:
Fui ao sítio.
O a se tornou ao. Portanto, o a deve receber o acento:
Fui à cidade.

Eis outros exemplos:
Não me refiro à professora, mas ao secretário.
Entreguei o livro à professora, e não ao professor.
Deram o presente à vizinha, e não ao vizinho.

Pronome aquele (e variações) e também aquilo podem receber acento no a inicial, desde que haja um verbo ou um nome relativo que peça a preposição a.
Ex:
Não  fui a aquela farmácia = Não fui àquela farmácia.
Não fiz referencia a aquilo = Não fiz referencia àquilo.

Ás vezes, o pronome aquela ou aquelas vem representado por a ou as, também pronomes demostrativos, principalmente quando vêm antes do pronome relativo que.

Esta revista é igual a a ( =  aquela) que li = Esta revista é igual à que li

Antes de pronome possessivo é facultativo o uso da crase.

CUIDADO:


Só acentuamos o a antes de nomes de pessoas quando se trata de indivíduos que façam parte do nosso círculo de amizades, indivíduos aos quais tratamos intimamente: a Luísa, a Cris, a Cida, etc.
Refiro-me à Luisa, e não à Cris.

Quando se tratar de pessoas com as quais não temos nenhuma intimidade, o acento não tem razão de ser, já que não usamos artigo antes de nomes de pessoas desconhecidas ou não amigas.


Refiro-me a Lurdes, e não a Jeni.

ATENÇÃO:
Uso obrigatório do acento, aparecendo as. Ex: às pessoas, às favas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário