segunda-feira, novembro 12

Secretário da Educação RS anuncia novo concurso do magistério. Edital para 10 mil vagas deve ser lançado ainda neste ano


O secretário estadual de Educação, Jose Clovis Azevedo, anunciou nesta segunda-feira a abertura de um novo concurso público para o magistério. A prova deve ocorrer entre fevereiro e abril de 2013, conforme Azevedo informou em entrevista ao programaGaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
— Estamos hoje com quase 22 mil (professores) contratados. Demos uma diminuída com as últimas 5,2 mil nomeações que devem se concretizar até janeiro. Com as novas vagas, ficaremos apenas com um pequeno resíduo de contratos — disse o secretário.
Segundo Azevedo, as vagas serão distribuídas em todo o Estado conforme estipuladas pelas coordenadorias regionais. O edital do concurso deve ser lançado ainda este ano.
O secretário explicou também a intenção do governo estadual em replanejar a estratégia de utilização dos espaços públicos ociosos, que devem ser repassados à Educação Infantil. Azevedo revelou ainda que foram necessários alguns ajustes para a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Rio Grande do Sul.
— Queremos mais polos para diminuir os custos com transporte e estadia dos professores — afirmou, objetivando uma maior participação do Ministério da Educação nas despesas com o deslocamento de professores.
Quanto ao pagamento da parcela de autonomia às escolas, que está em atraso, a expectativa da Secretaria da Educação é de que ocorra entre esta segunda-feira e terça. De acordo com Azevedo, o repasse dos recursos do Tesouro não teria ocorrido devido a um problema no fluxo de caixa na Secretaria da Fazenda.
Com informações da ZH e Rádio Gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário